A redução do risco de crédito e a proteção do risco de crédito

O risco de crédito, em linhas gerais, pode ser definido como a potencial inadimplência gerada pela impossibilidade ou recusa voluntária do cliente em honrar seus compromissos gerados pelas compras a prazo ou em empréstimos e financiamentos contratados.

A inadimplência é a principal preocupação dos profissionais da área financeira, especialmente dos responsáveis pela própria área de crédito, que gerenciam a exposição de risco da carteira de clientes.

Na estratégia de gerenciamento da exposição de risco de crédito, o gestor dessa área precisa focar sua estratégia em dois aspectos importantes: a redução do risco de crédito e a proteção do risco de crédito.

estratégia para a redução do risco de crédito está relacionada a ações que tornem as decisões de crédito mais seguras para maximizar o aproveitamento de boas oportunidades de negócios e a redução do risco de inadimplência, tais como:

  • Investir no treinamento de crédito para que a equipe desenvolva a capacidade para identificar os riscos envolvidos em cada operação de crédito;
  • Tomar decisões de crédito equilibradas;
  • Desenvolver cultura de crédito consistente e em linha com as características do negócio e do mercado onde a empresa atua;
  • Tornar a comunicação mais clara e eficiente entre a área de crédito e seus clientes internos e externos;
  • Fazer a gestão adequada do fluxo de informações e processos relacionados ao processo decisório de crédito, de forma a tornar as decisões mais rápidas, eficientes e equilibras.

Entretanto, mesmo com a melhoria do processo decisório de crédito, a carteira de clientes está sempre exposta a fatores imprevistos que podem levar ao agravamento do risco de perdas em operações de crédito. Existem mecanismos de proteção de risco de crédito que ajudam a prevenir quanto a problemas de inadimplência inesperada. Uma das ferramentas que tem se tornado mais populares no Brasil é o seguro de crédito. Por meio do seguro de crédito o credor pode proteger seu risco de crédito, cedendo o risco para uma seguradora, a qual se compromete a pagar o credor em caso de inadimplência de seus clientes.

O investimento na melhoria do processo decisório de crédito, aliado a contratação de mecanismos de proteção de riscos, leva à segurança adequada do crédito concedido, com potencial para a realização de maior volume de vendas com maior segurança, e consequentemente ajuda a tornar mais estável a gestão do fluxo de caixa das empresas.

A CredPartner é especialista no suporte a implantação de processos de redução e proteção do risco de crédito

Comentário (1)

  • sistcom sistema comercial| 10 de outubro de 2021

    Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Equipe CredPartner
    Equipe CredPartner

    Olá 👋


    Como podemos te ajudar? Ficarei feliz em responder. 🤓

    Falar com a CredPartner