A importância da gestão de risco de crédito

Seguro de Crédito

O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, que vem ocorrendo desde meados de março de 2020, tem levado todos a encarar novos desafios, pessoais e profissionais. Nas empresas, o maior desafio foi criar novas formas de trabalho, para continuar a fazer os negócios funcionarem, mesmo com seus profissionais atuando em regime de home office. Apesar de tudo ter acontecido de repente, e muito rapidamente, muitas empresas tiveram sucesso no desenvolvimento de alternativas, e encontraram formas eficientes para continuar operando de forma adequada, inclusive com relação ao processo de vendas.

Mas como os desafios nunca param de surgir, com a evolução das consequências das medidas para a contenção do contágio, novas preocupações têm aumentado entre os fornecedores de bens e serviços – como isso tudo afeta a liquidez das vendas a prazo, e meu processo de gestão de risco de crédito ? Como trabalhar nesse novo cenário para continuar tomando decisões corretas sobre a concessão de crédito? Como posso identificar situações de agravamento do risco de crédito de nossos cliente? Quais informações são necessárias para a avaliação do risco de crédito, e onde obtê-las?

Como processar essas informações para desenvolver a visão de risco do cliente a mais próxima da realidade, e para ter rapidez nas decisões de crédito? Qual a melhor forma de proteger a carteira de recebíveis do risco de inadimplência? Essas são apenas algumas dúvidas, as quais são absolutamente comuns a todos os segmentos de atividade, e são cruciais para manter a boa liquidez da carteira recebíveis sem perder as boas oportunidades de negócio, lembrando que boas oportunidades de negócios são vendas realizadas que proporcionem boa lucratividade, e com o menor nível de inadimplência possível.

Para alcançar esse patamar de boa qualidade financeira das vendas é necessário que seja realizada uma boa gestão de risco de crédito. A gestão de risco de crédito pode ser definida como as ações que envolvem a captação das propostas de limite de crédito, as atividades de coleta, processamento das informações para a identificação do risco de crédito de cada cliente, a definição adequada de valores de limite de credito a serem concedidos, a tomada de decisão rápida e equilibrada, o monitoramento do comportamento do risco da carteira, e a revisão do risco de crédito dos clientes que apresentam sinais de deterioração da qualidade da sua liquidez, aproveitando esse aprendizado para melhorar sempre os critérios de política de crédito. Como podemos observar, trabalhar na gestão de risco de crédito não se resume a avaliar se o cliente tem ou não condições para receber o crédito solicitado. Nos nossos próximos encontros por aqui, vamos conversar mais detalhadamente sobre cada passo da gestão do risco de crédito.

A CredPartner foi fundada em 2012 para contribuir com o desenvolvimento da cultura de gestão do risco de crédito, e para fornecer suporte para tomadas de decisões mais seguras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe CredPartner
Equipe CredPartner

Olá 👋


Como podemos te ajudar? Ficarei feliz em responder. 🤓

Falar com a CredPartner