Quais os benefícios da análise de fornecedores

Sempre que iniciamos uma negociação, seja de venda a prazo, ou da compra de determinado produto ou serviço a ser utilizado no processo produtivo, o conhecimento a respeito do comportamento de negócio do seu parceiro é muito importante, a fim de reduzir o risco de prejuízos causados por, respectivamente, inadimplência, ou por não cumprimento de condições acordadas.

 No caso da avaliação do risco de clientes, essa prática é bastante conhecida e praticada no mercado, também chamada de análise de crédito. Mas no que diz respeito a avaliação do risco econômico-financeiro de fornecedores, muitas empresas não realizam essa atividade, algumas vezes por terem parceiros que consideram confiáveis, ou porque conseguem praticar custos menores, ou mesmo porque não encontram alternativas de fornecimento.

 Mas você conhece o risco que seus fornecedores representam em termos de condições econômico-financeiras? Será que seus fornecedores têm condições de continuidade de negócios nos próximos 12 meses, com adequada gestão do fluxo de caixa, e com geração de resultados positivos? Há riscos de você se deparar com situações críticas, como o não atendimento às suas demandas em termos de volume, qualidade ou preço, por causa de fraquezas da situação econômico-financeira de alguns de seus fornecedores?

 

Essas questões podem ser esclarecidas por meio da avaliação do risco econômico-financeiro dos seus parceiros de compras. A identificação desses riscos é possível ser realizada por meio da análise dos demonstrativos contábeis, do levantamento do comportamento de pagamento de impostos, da tradição da empresa no mercado, do levantamento do comportamento de negócios da empresa com outros parceiros no mercado.

 A análise do risco dos fornecedores influencia de forma muito positiva o relacionamento com essas empresas, pois permite selecionar as empresas que se adequem melhor aos critérios da área de compras em termos de pontualidade, qualidade, gestão de custos, e de atendimento aos volumes negociados.

 

Essa leitura de risco permite selecionar e manter na carteira os fornecedores considerados mais confiáveis em termos perspectivas de continuidade de negócios, e de atendimento às demandas de compras. Além disso, com base na percepção de risco que o fornecedor representa, e da sua capacidade de geração de resultados, é possível definir estratégia de negociação para a redução do preço de compra, que não prejudique o negócio de ambas as partes. Na hipótese de um fornecedor ter um lucro líquido de 10%, por exemplo, a negociação de redução de preço de 2%, em tese, não impactaria o resultado do fornecedor de forma significativa, e poderia gerar economia expressiva para o comprador. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe CredPartner
Equipe CredPartner

Olá 👋


Como podemos te ajudar? Ficarei feliz em responder. 🤓

Falar com a CredPartner