O treinamento
Olá,
Como vão as coisas? Espero que esteja tudo bem com você.
Meu nome é Wagner Justino, sou sócio fundador da CredPartner, consultoria especializada em gestão estratégica de risco de crédito.
Trabalho com gestão de risco de crédito desde 1987, quando iniciei minha carreira nessa área no departamento de políticas de crédito do Banco Itaú. De lá para cá são aproximadamente 34 anos trabalhando em empresas de grande porte, em instituições financeiras, indústrias de telecomunicações, tecnologia e de bens duráveis. Em 2012 resolvi pedir demissão da última empresa em que trabalhei como empregado com contrato de trabalho e assumi o desafio de ajudar empresas a evoluir na gestão de risco de crédito. Desde então, eu e minha equipe temos ajudado empresas e pessoas por meio de consultorias para a identificação de oportunidades de melhorias em políticas de crédito, na ajuda na estruturação de apólices de seguros de crédito, na produção de relatórios de avaliação de risco de crédito e de risco econômico-financeiro de fornecedores, e da oferta de treinamentos de gestão de risco de crédito para todos os interessados nesse tema.
A CredPartner busca trazer os mais relevantes conteúdos e metodologias do agora para você potencializar sua gestão de risco de crédito, não importa onde esteja. Se nos grandes centros essa formação completa é difícil de encontrar, imagine nas regiões mais afastadas dos grandes centros.
Para tornar esse desenvolvimento acessível para todos, a CredPartner desenvolveu para você um programa de treinamento de gestão de risco de crédito que aborda desde conceitos considerados mais triviais dessa atividade, passando por estratégias consideradas mais consistentes para o controle de todos os fatores envolvidos no controle da operação da área, até visões
consistentes e integradas da identificação do risco e tomada de decisão de crédito.
Nesse treinamento trataremos temas muito importantes para a gestão do risco de crédito, dentre eles:
- Qual o papel do profissional de gestão de risco de crédito;
- Quais são as principais dores do profissional da área de crédito na sua atuação no dia a dia;
- Como transformar as incertezas nas avaliações de risco de crédito em riscos identificáveis e mitigáveis;
- Quais as melhores alternativas para a construção de políticas de crédito consistentes;
- Quais os principais grupos de informações para a identificação consistente do risco de crédito do cliente e da carteira de exposição de risco;
- Como avaliar o risco de crédito de um cliente de forma consistente;
- Como identificar a situação econômico-financeira do cliente avaliando os demonstrativos contábeis;
- Quais são as alternativas de metodologias de definição de limites de crédito;
- Porque alguns clientes pagam pontualmente e outros se tornam inadimplentes trabalhando no mesmo segmento de atividade e no mesmo mercado;
- Quais as melhores estratégias de monitoramento da carteira de crédito para identificar situações de clientes que apresentam comportamento de agravamento do risco de liquidez, ou que precisam de alguma ação para reduzir o volume de trabalho na gestão do dia a dia;
- Como o trabalho da área de crédito deve se integrar com o processo de realização de negócios da empresa;
- Como é possível escalar a produção de avaliações e de monitoramento da carteira de clientes mantendo boa qualidade do controle do risco.
Além do treinamento, você ainda receberá textos cujos temas visam reforçar a construção da linha de raciocínio da gestão do risco de crédito e, sem qualquer custo adicional, planilha programada em Excel para facilitar a reclassificação de demonstrativos contábeis, cálculo dos principais indicadores econômico-financeiros, e a avaliação demonstrativos contábeis.
Para facilitar e reforçar seu entendimento a respeito do conteúdo do programa do treinamento, abaixo você encontra a descrição dos módulos a serem trabalhados nesses 10 dias.
Módulo 1 – Pensando a respeito do risco de crédito
Vamos pensar no risco de crédito de forma gerencial, ou seja, não é apenas a decisão de crédito equivocada que leva ao agravamento do risco de crédito. Outros fatores, como a capacidade técnica dos profissionais, a organização da gestão da demanda, a capacidade de leitura das informações para a identificação dos riscos, e a capacidade de comunicação para a organização das atividades são fatores determinantes para o sucesso da gestão da área de crédito e para a qualidade da tomada de decisões.
- O que é o risco de crédito;
- O papel do profissional de gestão de risco de crédito;
- O ciclo de crédito;
- Como fazer a gestão do risco de crédito;
- Como reduzir o risco de crédito;
- As dores, a identificação das dores, e a busca pela solução de gargalos causados por problemas no processo de gestão do risco de crédito;
- A arte da tomada de decisões de crédito equilibradas.
Módulo 2 – Identificando os riscos envolvidos na operação de crédito
Nossa intenção neste módulo é mostrar que o desempenho do negócio do cliente não está relacionado apenas a sua capacidade de pagamento. Precisamos entender como o ambiente que envolve o cliente pode influenciar o seu desempenho e a sua capacidade de pagamento.
- Diferenciando riscos de incertezas;
- Risco da economia – cenário macroeconômico;
- Riscos do mercado onde o cliente atua;
- Riscos inerentes ao cliente;
- Definindo as informações necessárias para a identificação dos riscos;
- Estratégias de coleta das informações.
Módulo 3 Análise dos demonstrativos contábeis
Quais informações são necessárias para a avaliação dos demonstrativos contábeis? Quais tipos de informações são possíveis de serem extraídas dos demonstrativos contábeis para identificar a situação econômico-financeira do cliente e sua capacidade de pagamento? Como processar os números dos demonstrativos contábeis para gerar informações que permitam identificar oportunidades de negócios com a empresa avaliada?
Neste módulo, iremos explorar os conceitos de gestão de empresas, e estruturar o raciocínio para desenvolver a análise dos números para identificarmos as estratégias de gestão da empresa e as consequências em relação a estrutura de capitais, capacidade de liquidez, e desempenho do resultado. O foco aqui é desenvolver a leitura da gestão do negócio, utilizando indicadores econômico-financeiros para testar hipóteses e ajudar na conclusão sobre as estratégias de gestão adotadas pela empresa.
- Principais peças dos demonstrativos contábeis;
- Desenvolvimento da habilidade de identificação das estratégias de gestão do negócio sob o ponto de vista de decisões de captações e aplicações de recursos;
- Identificação da estrutura de capitais da empresa e contextualização em relação às características do mercado em que a empresa analisada atua;
- Gestão do capital de giro;
- Identificação das estratégias de financiamento da necessidade de capital de giro;
- Impacto da gestão do capital de giro em relação a capacidade de pagamento da empresa e a geração de resultados;
- Identificação do desempenho do resultado e leitura dos possíveis fatores que o influenciaram;
- Os principais indicadores econômico-financeiros e sua utilização para suportar a leitura das estratégias e do desempenho econômico-financeiro da empresa.
A boa notícia: você não precisa ser expert em contabilidade para desenvolver o raciocínio que permite identificar a situação econômico-financeira da empresa. O objetivo principal do módulo é desenvolver a visão sobre a estratégia de gestão da empresa, sob o ponto de vista da movimentação de captação e aplicação de recursos no negócio. Ao final deste módulo você será capaz também de identificar oportunidades de negócios com a empresa avaliada.
Módulo 4 – O processamento das informações coletadas para a conclusão da avaliação do crédito
Mas como podemos utilizar as informações coletadas para identificar o risco que o cliente representa, e como posso utilizar essas informações para definir o limite de crédito para ele?
- Construindo uma matriz de score de risco
- Transformando as informações em um score de risco
- Utilizando o score de risco no processo de cálculo do limite de crédito
- Construindo modelos de cálculo de limites de crédito técnicos.
Módulo 5 – Monitoramento do risco de crédito
O que é o monitoramento do risco de crédito? Por que é importante e necessário realizar o monitoramento do risco de crédito? Neste módulo, iremos desenvolver estratégias de utilização das informações obtidas no acompanhamento do comportamento de pagamento de cada cliente, que também permite identificar o desempenho da carteira como um todo. Como compilar as informações disponíveis
- Quais visões podem ser extraídas avaliando o comportamento da carteira de clientes
- Utilizando as informações para mitigar o risco de crédito
- Utilizando as informações para reduzir a carga de trabalho do dia a dia
- Utilizando as informações para a consolidação da cultura de gestão de risco de crédito na organização.
Queremos muito te ajudar no desafio de desenvolvimento das habilidades de gestão de risco de crédito e no seu sucesso profissional.
Acesse o nosso Blog e tenha acesso a temas relacionados à gestão do risco de crédito www.credpartner.com/blog/.
Vejo você no início do treinamento!
Forte abraço!