Os principais objetivos da gestão do risco

A gestão do risco de crédito passa por dois objetivos principais: a redução do risco, por meio da melhora técnica e operacional da atividade; e a proteção do risco, que significa transferir o risco de crédito, parcial ou integral, para um terceiro. A forma mais prática e barata de proteção de risco de crédito é a contratação de seguro de crédito.

O que é o Seguro de Crédito

O seguro de crédito, em uma explicação simplificada, consiste na contratação de uma apólice de seguro, que transfere o risco de crédito originado pelas vendas a prazo para uma seguradora.

Seguro de Crédito

Como Contratar o Seguro de Crédito

Para a compra da apólice de seguro de crédito, é altamente recomendável que as empresas utilizem o suporte de uma corretora de seguro de crédito, que seja capaz de submeter as informações sobre as características de risco da carteira de clientes, e necessidades de cobertura, para todas as seguradoras do mercado, a fim de obter cotações de preço, nível de cobertura, limites de crédito cobertos, dentre outras.

Após recebermos as propostas de cotações das seguradoras, as mesmas são submetidas ao nosso cliente, para que possa decidir sobre a melhor relação custo x benefício, de acordo com as necessidades de proteção do risco.

Como-Contratar-o-Seguro-de-Crédito_V3

Algumas Vantagens do Seguro de Crédito

  • Proteção da liquidez das contas a receber;
  • O prêmio pago na contratação da apólice é abatido no cálculo imposto de renda a pagar, o que reduz o custo efetivo da apólice;
  • Redução das despesas com cobranças extrajudiciais e judiciais no processo de recuperação de dívidas em atraso;
  • Possibilidade de utilização da apólice de seguro de crédito na negociação de venda de recebíveis como fator de redução do custo financeiro desse tipo de operação;
  • Possibilidade de não contabilização de PDD (provisão para devedores duvidosos) para clientes cobertos pelo seguro, pois esse risco é assumido pela seguradora, o que também contribui positivamente para a geração de resultados do segurado;
  • Possibilidade de aumento de vendas para clientes que tem cobertura de seguro maior que o limite de crédito interno do segurado;
  • Melhoria do processo interno de gestão do risco de crédito;
  • Aprofundamento do conhecimento a respeito dos clientes, principalmente dos que representam maior risco de crédito, pois os limites de crédito são avaliados internamente e pela seguradora, aumentando o grau de detalhamento das informações a respeito deles.

A CredPartner tem em seu grupo econômico a CredRisk Seguros, uma das principais corretoras de seguro de crédito do mercado, especializada em seguros de crédito e garantias, que tem expertise de mais de 13 anos na estruturação e gestão de apólices de seguro de crédito, com capacidade de propor estruturas diferenciadas de cobertura, de acordo com as características e necessidades de cada cliente.

Todos os clientes que contratam seguro de crédito por meio da CredRisk Seguros têm o suporte da CredPartner na defesa das solicitações de cobertura consideradas complexas, que precisam de discussões mais técnicas para avaliação do risco, além de outros serviços a serem negociados no processo de cotação.

grupo econômico a CredRisk Seguros