Qual o papel do profissional de gestão do risco de crédito

Na maior parte das empresas há um departamento crédito que cuida do risco de inadimplência oriundas das vendas a prazo, mas com o passar do tempo as empresas têm mantido essa área com estrutura de pessoal a cada dia mais enxuta, o que trás para os profissionais da área de crédito novos desafios e, consequentemente, a necessidade de desenvolvimento de novo perfil profissional.

Há alguns anos o papel da área de crédito era coletar demandas de avaliação de risco de crédito, analisá-las e emitir opiniões sobre decisões,  baseada numa política de crédito. 

Mas o escopo de atuação do profissional que atua na área de crédito tem mudado ao longo dos anos, como acontece com qualquer atividade, e atualmente exige uma atuação muito mais abrangente, e voltada para o suporte da realização de negócios das empresas.

As responsabilidades do profissional de crédito devem contemplar a constante manutenção dos critérios que direcionam as atividades de gestão do risco de crédito,  o desenvolvimento contínuo da capacidade de identificação de todos os riscos que envolvem a gestão do risco do cliente, por meio da coleta e análise de informações a respeito do cliente e do mercado em que ele atua, e da habilidade de contextualizar as características da operação proposta com a sua capacidade de pagamento e seu risco de crédito.

Além das atribuições acima, o profissional de crédito tem por responsabilidade mediar as negociações de aprovação de vendas a prazo entre a área comercial e a alçada de decisão de crédito, por meio da exposição das avaliações e da apresentação de alternativas para viabilizar a venda com segurança em relação ao risco de inadimplência. Essa responsabilidade trás à tona a necessidade de desenvolvimento da habilidade de comunicação.  Essa habilidade de comunicação está relacionada à capacidade de interagir com outras áreas e pessoas envolvidas e interessadas no processo de avaliação e na conclusão e decisão da análise de crédito. 

O desenvolvimento da habilidade de comunicação tem por objetivos facilitar a coleta de informações e o esclarecimento de dúvidas para realização do trabalho de análise do risco de crédito, tornar mais eficiente o processo de procura por condições adequadas que viabilizem a aprovação de crédito de forma segura, por meio de debates com a área comercial e a alçada de decisão sobre as melhores alternativas de mitigação do risco de crédito, e manter os envolvidos diretamente no processo de realização de negócios com o cliente atualizados sobre eventuais indícios de agravamento do risco de crédito.

O desenvolvimento da capacidade de comunicação é especialmente útil para os casos que envolvem situações mais complexas, em que há necessidade de avaliações mais complexas e detalhadas, a fim de que a decisão de crédito seja equilibrada, ou seja, que se tome a decisão de crédito que minimize os riscos de inadimplência, e que ao mesmo tempo se aproveite ao máximo a oportunidade de negócio, caso o cliente tenha capacidade de pagamento e apresente as garantias que viabilizem a aprovação, caso seja necessário. 

A habilidade de comunicação, portanto, não está associada apenas à capacidade de expressão oral ou escrita, mas também ao conhecimento técnico de avaliação do risco de crédito,  pois essa é a base do trabalho do profissional de crédito.  

 O desenvolvimento técnico dos profissionais da área de crédito, e da sua habilidade de comunicação são fatores determinantes para a consolidação  da cultura de gestão do risco de crédito na organização, estratégia  cada vez mais determinante para a adequada gestão do risco de crédito, que contribui para a descentralização da preocupação com o risco de crédito, que passa a constar na agenda da área comercial também,  e para a racionalização das atividades da área de crédito. Mas nunca devemos esquecer que o principal objetivo do profissional da área de crédito é a gestão do risco de crédito, tema sobre o qual abordaremos em breve.

Quer saber mais a respeito do papel do profissional de crédito e de como desenvolver estratégias de comunicação mais eficientes para consolidar a cultura de gestão de risco de crédito na sua organização?

Entre em contato conosco ou participe de nossos treinamentos.  A CredPartner é uma consultoria especializada na gestão de risco de crédito e pode auxiliar na solução de problemas relacionados a essa atividade

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipe CredPartner
Equipe CredPartner

Olá 👋


Como podemos te ajudar? Ficarei feliz em responder. 🤓

Falar com a CredPartner